Se você estranhou o título do post, deixe-me te explicar.
Estamos no período de carnaval, e vemos uma triste realidade brasileira. O amor de algumas pessoas pelo carnaval, pela escola de samba, a faz perder o senso em algumas vezes, e a desliga do caminho da escola real, onde aprendemos história, matemática, portugês e etc.


A opnião de agora, não será expressada somente por ser cristão, mas por ser brasileiro, e acima disso, humano. Acompanhando flashes do desfile, vi certas coisas que me despertaram curiosidade, afinal, há uma semana atrás escrevi sobre a depravação nas ruas, e durante o desfile pude ver não só a depravação, mas o apoio, incentivo e adoração a ela.

Crianças desfilando, com roupas curtas. Pode até ser preconceito mas a paixão pela escola de samba que passa de pai pra filho e que é possível de ver no brilho dos olhos das crianças, não me leva a crer que ela vai querer outra coisa da vida, ali ela vai crescer, sambar, e construir sua vida (sem generalizar). A culpa, não é do carnaval, nem da "cultura", nem da tradição, a verdadeira culpa é do "poderoso" do governo, que podendo investir em escolas, cultura (verdadeira, onde aprende-se coisas decentes) e educação, prefere investir em outra escola, uma que serve como "porta de entrada" para turistas. A verdade é que a mulata brasileira chama mais atenção que o Pão de Açucar ou que o cristo redentor, e as autoridades políticas interessadas em construir uma imagem positiva pro resto do mundo, mesmo que o brasileiro sinta seu país cada vez pior, investem nela.

Ouvi dizer que a prefeitura do rio de janeiro pagou para ajudar a escola de samba que teve perda total com o incêndio na cidade do samba, porém não sei se é verdade (mas não duvido). Afinal por ser uma cidade turística o rio de janeiro vive pra isso, mesmo com violência, falta de educação, depravação e outras coisas, o importante é que o número de turistas aumenta a cada ano, e dois grandes eventos como as Olímpiadas e a Copa do Mundo serão realizados por aqui.

Temos escola de samba cada vez maiores, cada vez mais influentes, que tomam posição dos pobres ao ricos, dos brancos aos negros. Blocos carnavalescos sempre com apoio da prefeitura e do povo. A satisfação brasileira é incrível, o dom de ignorar os problemas socias, culturais e políticos com simples festas e eventos, mostra que é mais fácil sambar do que lutar por seus direitos.

Nada como festejar, se alegrar, afinal o melhor da vida é viver. Porém é melhor termos alegria o ano inteiro, do que se satisfazer com festa durante algumas semanas, enquanto no resto do ano encontramos um lugar onde nós, nossos filhos e nossos netos correm risco de vida, em todos os sentidos.

Você quer que o seu país seja conhecido como país do carnaval? Ou como o país das portas abertas, do futuro promissor, da educação sem fronteiras?

Você constrói o Brasil que você quer, não são políticos que mandam em nosso país e em nossas rotinas, somos nós que construimos o lugar que moramos, somos nós que plantamos um futuro melhor. Mostre que você é muito mais do que uma simples festa. Chega desse Brasil cheio de escola de samba e pouca educação.

AmémSeGraçaePaz