A maioria sabe que ser um cristão significa acreditar em Jesus Cristo, mas não é só isso. Por isso o cristianismo é tão popular no Brasil. Só lembramos da parte de crer em Cristo, mas ser cristão é algo bem mais profundo e maravilhoso do que isso. Posso dizer que hoje, nosso verdadeiro cristianismo está relacionado com o passado, presente e futuro. Passado porque cremos naquilo que Jesus fez já fez por nós. Presente porque decidimos viver como Jesus viveu. E futuro porque temos a esperança de estarmos com Jesus na eternidade. É isso que significa o cristianismo, Jesus sendo o todo de nossa vida!



Tito 2:11-15

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras. É isso que você deve ensinar, exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade. Ninguém o despreze.

Passado – Sacrifício de Jesus

Verso 11:

“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.”

A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens através de Jesus. Naquilo que Ele fez a mais de dois mil anos atrás. Por isso eu digo que o passado faz parte do nosso cristianismo. Acreditamos em algo que já foi feito por nós.

Jesus então nasceu entre nós e viveu como nós, com uma única diferença, sem pecados. E é exatamente por isso que Ele tem poder pra salvar. Sabem por que Jesus precisou morrer? Deus não poderia simplesmente decidir nos salvar e pronto? Pra que matar seu único filho? Já pensaram nisso?

Deus é cheio de amor e graça, mas também é um Deus justo. Sua personalidade não deixaria que pecadores fossem salvos sem justiça, alguém teria que pagar o preço, alguém teria que sentir a ira de Deus no nosso lugar. E só Jesus podia fazer isso por nós. Ele foi o único justo e sem pecados que poderia nos substituir. Foi o Justo por nós injustos (1 Pedro 3:18).

Nosso cristianismo significa crermos nisso. Naquilo que já foi feito por nós. Nada do que fizermos hoje nos salvará. Jesus já fez tudo por nós, basta acreditarmos. Mas não é só isso, Ele ressuscitou ao terceiro dia! Por isso podemos dizer que ele também faz parte do nosso presente e do nosso futuro, porque Ele é um Deus vivo!

Presente – Vida em Jesus

Verso 12:

“Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente”

Agora que a graça já se manifestou salvadora em Jesus e se manifesta todo dia, nos mantendo vivos e crendo, ela nos ensina a viver uma vida como Jesus viveu. Negando a impiedade, respeitando e vivendo de acordo com a palavra de Deus, debaixo da sua vontade. Deixando as paixões mundanas, as drogas, a bebida, a prostituição. A graça nos chama a vivermos de maneira sensata, justa e piedosa, fazendo o bem, cuidando de outros, sendo honestos em tudo que fazemos. Essa é a nossa ligação com o presente, viver como Jesus viveu. Cristianismo também significa iss

Cristo agora vive em nós (Gálatas 2:20)! Somos seus representantes aqui na terra e precisamos refletir de alguma forma, mesmo que embaçada a imagem dEle aqui na terra. As pessoas precisam ver Jesus em nós. Por isso nossos atos são importantes, nosso falar, vestir, nosso exemplo de vida precisa ser aquilo que Jesus faria em nosso lugar. Domingo o Bernardo falou sobre santidade, e não existe cristianismo sem santidade. Mas viver como Jesus viveu não significa só isso. Além de santidade, Jesus nos mostrou outras ações que devemos fazer:

Jesus amou o próximo

Jesus tratou bem as crianças

Jesus cuidou das mulheres, inclusive prostitutas

Jesus não teve preconceito com ninguém, nem como outros povos

Jesus estudou muito a palavra de Deus, o velho testamento

Jesus ensinou

Jesus orou por outros

Jesus foi o tempo todo servo

Jesus pregou o evangelho por onde passou

Jesus sofreu e foi perseguido (tá pensando que tudo é uma maravilha é? Cristianismo é batalha também!)

Jesus nos mostrou através de sua vida, como deve ser a vida de um cristão. Se somos salvos pela graça, manifesta na morte e ressurreição de Jesus, somos chamados a vivermos como cristão, que significa vivermos como Cristo viveu. Jesus está vivo e vive em nós! Esse é o nosso presente preenchido por Jesus!

Essa é a melhor parte de ser cristão. Nossa esperança futura de participarmos da manifestação gloriosa do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Futuro – Vida eterna com Jesus

Verso 13:

enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Essa é a melhor parte de ser cristão. Nossa esperança futura de participarmos da manifestação gloriosa do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Jesus prometeu que iria voltar e nos levar com Ele. Se cremos em Jesus, naquilo que Ele fez por nós, e por isso vivemos hoje para Ele, podemos esperar pela gloriosa presença de Deus na eternidade. Essa é a maior esperança de um cristão. E por isso Jesus está presente no nosso futuro. Aliás, é no nosso futuro que Jesus está mais presente! Lá poderemos tocá-lo, abraçá-lo adorá-lo face a face. O próprio Jesus enxugará nossas lágrimas! O futuro de um cristão só pode ser ao lado de Cristo!

Jesus voltará uma segunda vez. Não para sofrer, apanhar e morrer de novo, mas para vencer o diabo uma vez por todas e nos levar para a glória com Ele! O céu é o destino de todos os cristãos de todas as épocas. Essa é a nossa maior alegria. Por isso cristãos permanecem alegres em meio a tristezas, por isso somos capazes de ter paz em meio a morte. Mesmo que a situação esteja difícil, não perdemos a esperança. Podemos perder a casa, carro, moto, passar fome, sermos injustiçados, perder parentes, mas ainda teremos nossa esperança eterna. Sabiam que hoje ainda, vários cristãos são perseguidos e mortos na Ásia e na África. Mas eles não deixam de dizer que são de Jesus, porque sabem que se morrerem estarão logo na glória junto com o próprio Jesus. Essa é a esperança que nos move, que nos faz felizes!

Jesus é tudo!

Pedro Pamplona

Postagem de um dos nossos parceiros : Pedro Pamplona