Não, o intuito não é expor para vocês quem eu sou, de onde eu vim e para onde eu vou, mas o intuito é fazer com que você pare para se lembrar por um instante dessa pergunta que ronda os nossos pensamentos diáriamente. Esse é um texto repleto de talvez, pois não tem como objetivo forçar ninguém a pensar de forma alguma.


Uma pergunta tão simples, tratando de algo que nos soa tão simples, nós mesmos.
A verdade é que pensamos saber o que de fato queremos, e o que de fato conhecemos, e o que de fato somos. Nos enchemos de rótulos, de dogmas, de máscaras, para disfarçar o que há dentro dos nossos pensamentos, para disfarçar a dúvida que pesa na consciência nos momentos tristes, e nos tira a atenção em momentos alegres. Há quem diga que a dúvida é uma coisa ruim, mas ruim nesse caso, é se acostumar em não obter respostas. É se acostumar em tratar as pessoas de uma forma rude, é cuspir em quem você declara inferior, e ignorar quem não age de acordo com o seu padrão de certo, que na verdade é feito por um senso comum no meio de pessoas que você acredita ter a solução para não se perguntar mais sobre quem são de fato.


Filhos de Deus? Soldados de Allah? Heróis do Olimpo? As pessoas buscam em seus mitos, a resposta para a pergunta que talvez seja a fundamental do universo. E talvez, buscando em mitos e em histórias confortáveis, as pessoas esquecem do que de fato são. Não posso te obrigar a acreditar em mim, mas talvez o seu bom senso te leve a entender que você é algo que sempre soube que é, mas nunca teve coragem pra assumir a responsabilidade de ser você mesmo. Talvez após ler esse texto, você mude a pergunta que se fará diáriamente, ou talvez você mude de página, ignorando o que foi tratado aqui, talvez a minha resposta para tal pergunta não seja o suficiente pra você, mas pra mim é.


Quando me pergunto quem eu sou, não me vem a mente possíveis destinos, não me vem a mente que a minha vida seja guiada pelo acaso. Essa pergunta me leva automaticamente a resposta. Eu sou humano...
Estou cercado de humanos. Vim de uma família de humanos, convivo com humanos diáriamente, mas sempre me vem a cabeça que existe algo diferente, que eu sou um tipo de humano, e o meu próximo é de um outro tipo, me vem a cabeça que existe uma série de classes de humanos, e que talvez eu me enquadre em alguma. Mas isso acontece porque a resposta ainda não entrou na minha cabeça. Eu sou humano...
Se ao meu redor há humanos iguais a mim, eu não sou melhor nem pior do que ninguém, nem tenho o direito de pisar em um outro humano só porque ele pareceu menos humano do que eu. Quando digo pisar, eu digo esmagar fisicamente, mentalmente e espiritualmente. Eu sou humano...


Talvez você acredite que seja um humano (ou talvez, você não acredite tanto no seu senso de humanidade), mas não esteja satisfeito com essa resposta, e fique buscando nas drogas, nos modismos, nas religiões, algo que você só vai encontrar na vida. Tire a sua máscara, e jogue a sua fantasia no lixo, não tente se disfarçar com as suas convicções, nem por as suas conclusões acima da sua humanidade. Mas talvez ser um humano, foi o suficiente para responder a pergunta fundamental que toma conta dos seus pensamentos, mas te gerou nele, uma nova pergunta...


O que é um humano?


Acredito eu, que desde cerca de 150 mil anos atrás, o homem tenta responder essa pergunta, mas o egoísmo tem falado mais alto desde então. Para algumas pessoas humano é quem é igual a ela. Em favor dessa humanidade hipócrita e egoísta, foram cruelmente assassinados milhares de judeus, homossexuais, negros, indíos e uma série de outras pessoas, que tiveram o seu senso de humanidade desprezada.


Pra você o que é um humano? Humano é quem pensa como você, anda como você, pratica a mesma religião que você, ou humano é aquele que sendo visto daqui da terra por um ser superior no céu, é mais uma formiguinha correndo atrás da vida, correndo atrás dos sonhos, e pondo em prática aquilo que acredita?


Desculpa se você acreditou que arrancaria da sua cabeça perguntas que ficam te pertubando por todo o tempo, já que na verdade eu distribui mais uma pergunta. O que é um humano pra você?


AmémSeGraçaePaz