Começo dizendo que se você pode definir completamente a graça de Deus, você é Deus.

Dois amigos estavam conversando sobre Deus, e sobre as coisas de Deus, até que consequentemente comentaram sobre a salvação e a graça:

-É muito lindo esse lance de graça, não merecemos nada de Deus, nunca merecemos, e jamais mereceremos. Ai ele manda um homem a terra capaz de restituir uma ligação entre o homem e Deus, e fazer com que o homem possa denovo estar ao lado do pai, não consigo entender, só tenho o que agradecer.

-Verdade cara, mas eu fico me perguntando. Se a graça é um favor que não merecemos, porque só quem "paga o preço" na igreja, na obra, tem direito de ser salvo?

-Direito de ser salvo ninguém tem cara, todos nós somos pecadores e destituidos estamos da glória de Deus. Não merecemos e ponto final.

-Tá bom cara, mas porque a igreja vai ser salva e o resto não?

-Porque a graça de Deus a alcançou.

-Mas a graça de Deus é tão fraca e tão pequena que somente um grupo exclusivo de pessoas vão recebe-la? O preço da graça foi a cruz, não foi um preço barato, foi a vida de Deus pelas nossas.

-Mas a graça é de Deus e ele faz o que quiser, por isso ele vai salvar quem acredita nele, cumpre os seus mandamentos e se arrependeu dos seus pecados.

-Exato! A graça é de Deus, e ele faz o que quiser, se ele for usa-la somente para um pessoal "diferente" ele está sendo seletivo, será que Deus é calvinista?

Os dois riram por alguns minutos, e olharam pro céu, tentando buscar a resposta nas alturas, tentando entender o que não pode ser entendido, mas que pode pelo menos ser especulado. O primeiro amigo que tinha certeza que Deus só salvaria a igreja dele, fez uma pergunta que contrariou seus próprios conceitos:

-Eu sou um pecador, me arrependo do que fiz, e do que faço, mas não deixo de ser um pecador, não mereço a graça, não mereço Deus, não mereço o amor, não mereço a vida eterna. O que me difere das pessoas que não seguem a mesma fé e a mesmo doutrina que eu?

-Quase nada! Você simplismente deu um pequeno passo, abriu mão daquilo que te fazia mal, e que você entendeu que consequentemente fazia mal a Deus. Se Deus desse só o seu braço já seria o suficiente pra salvar toda a terra, quem crê, quem não crê, quem ama, quem não ama, quem é justo e quem é injusto. Mas Deus entregou mais que um braço, entregou sua própria vida. Não há ser humano perfeito, quem acerta aqui, erra ali, quem erra aqui, acerta ali. É muito egoísmo da minha parte querer o céu só pra mim, e é muito orgulho da parte de Deus, permitir que entre no céu somente quem o adorou.

Depois desse discurso, disseram mais algumas palavras e se despediram, satisfeitos com o que ouviram e com o que falaram, satisfeitos com a graça e com o Deus que encontraram. Entenderam que o dom gratuito de Deus tem um preço sim, mas não é pago por sacrificios, nem por uma vida diante do altar, mas é pago por uma cruz, e o Deus paga o preço, para que agente receba a recompensa.


AmémSeGraçaePaz