Na maior parte das igrejas, ensina-se sobre o amor ao próximo. A capacidade e a facilidade que pastores, padres e outros líderes religiosos tem para tratar o amor dos mandamentos de Deus é incrível. Muita das coisas ditas sobre o amor, são reais. Porém desses ensinamentos gera uma classe muito comum nas igrejas, a classe Pseudo-Altruísta.

É impressionante como as pessoas choram ao imaginar, idealizar e ver as atitudes de amor ao próximo. O cheiro da solidariedade é muito gostoso e atrai milhares de pessoas, todas dispostas a ouvir alguém ensinar sobre o dia a dia desse amor. Criam, inventam, e projetam milhares de atitudes para que possa se tornar real, o amor ao próximo pregado por Jesus.

O interessante é que das pessoas que ensinam, até as pessoas que ouvem, ninguém aprende de fato. Claro, não estamos generalizando, estamos falando sobre um tópico comum sobre algo que falta na maior parte das igrejas.

Na boca dos 'homens de Deus' saem belas palavras de amor e esperança. Mas a mão desses homens encontra-se fechada, disposta a abrir somente com uma ordem pastoreal, chamando sua ajuda para o altar. É verdade que para ajudar alguém que mora na rua, uma criança abandonada, ou alguém que está com fome, o dinheiro é muito importante, porém ele é a coisa que menos devemos nos preocupar. Pois mesmo que a mão estivesse fechada, mas dentro do coração, tocasse uma serenata de amor, que corresse todo o corpo gerando no homem a vontade de agir, tudo seria diferente.

Não estou falando de homens de Deus egoístas, ou de líderes egocêntricos. A maior parte deles, ensina sobre amor ao próximo, sobre servir, sobre passar por dificuldade pra que alguém tivesse alguma coisa, porém o coração deles é mais deles do que do amor. A verdade é que lhes foram ensinado que o amor é um sentimento. Mas na verdade, o amor é uma ação. Quando dito que Deus amou o mundo de tal maneira, daí podemos tirar possíveis ações que Deus teve em prol do amor.

A boca fala o que o coração está cheio. Mas o amor está ha tanto tempo trancado no coração das pessoas, que elas já nem lembram, qual o verdadeiro valor dessa ação que queima o seu peito. É incrível como o homem se coloca na situação de olhar o sofrimento das pessoas, chorar, e simplismente não fazer nada. As pessoas buscam orar, para pedir a manifestação pra Deus, mas Deus já entregou à essas pessoas o dom de ser as suas manifestações.

O maior interesse é sempre o que mais convém, chamam de tolice correr risco de morte por causa de uma vida perdida nas drogas. Chamam de tolice ficar sem comer um dia, pra dar à alguém a oportunidade de comer. Chamam de tolice trabalhar além da sua capacidade, pra ajudar alguém que não pode nem trabalhar. A verdade é que a grande tolice, é ser um Pseudo-Altruísta, cheio de pensamentos sobre amar, sobre servir. Cheio de palavras na boca para expressar que é um discipulo de Jesus. Mas que não tem nenhuma atitude que demonstra esse amor.

AmémSeGraçaePaz