"E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte."

Essa passagem é muito comum para ser usada em situações de comodo. Por exemplo, quando alguém não consegue largar o pecado, ou está doente, ou com algum outro problema e então o pastor ou outra pessoa diz: "Ah, mas até Paulo que foi o que foi e fez o que fez tinha um espinho na carne"

Vamos re-analisar esse texto, Paulo era um apóstolo de Cristo, que foi chamado pra ser enviado pelo mundo todo para instruir as igrejas conforme a vontade de Deus, mas além disso Paulo era um homem, e como todos nós temos dificuldade de nos esvaziar-mos de nós mesmos. Quando ainda era chamado de Saulo, e era um perseguidor, cheio de autoridade, cheio de influência, ele provavelmente se sentia "o maioral", não dependia de ninguém, fazia o que queria fazer onde queria fazer do jeito que queria fazer. E no momento da conversão de Paulo, tratada em Atos 9, quando Paulo está a caminho de damasco com outros homens para caçar mais pessoas da seita cristã. No meio do caminho Saulo teve um encontro com o próprio Jesus, e aconteceu que após ter tido a visita dele, Saulo se deu conta que estava cego, e seguindo a ordem do Cristo foi até a casa de um homem sendo guiado pelos homens que o acompanhava. Apenas Saulo perdeu a visão, os outros homens continuaram normal, e com isso ele teve o seu ego rebaixado, pois naquele momento dependia de Deus e dos homens que estavam ao seu lado. E após alguns acontecimentos, Saulo voltou a enchergar e teve seu nome mudado para Paulo.

E agora mais uma vez Paulo estava diante de uma situação para rebaixar seu ego. Paulo, apóstolo aos gentios, um homem responsável por ensinar a igreja de cristo como ela tinha que agir e como ela não tinha que agir, era um homem normal. Um dia ele se entia superior por caçar os cristãos, e Deus conhecendo seu temperamento, e não querendo que Paulo se sentisse superior por ser um apóstolo, por ser um enviado, colocou um espinho na carne de Paulo para que ele nunca esquecer que o que aconteceu na vida dele e o qeu estava acontecendo era por causa de Deus, e Deus queria manter Paulo por perto, e lembra-lo da sua dependência.

Quando Paulo diz fraco é que estou forte, ele não quis dizer que quer perder suas lutas, perder suas guerras, não quer dizer que Paulo não se preparava, ou "dava a cara a tapa". O que Paulo quis dizer é que compreendeu a dependência que ele tinha em Deus, e que o poder dele se aperfeiçoa na fraqueza, e foi por isso que Paulo cumpriu tão rapidamente com a chamada de Deus, pois o Pai criou uma situação para que Paulo estivesse fraco e dependente. E hoje como Paulo, devemos claramente dizer que a graça de Deus nos basta, e que vamos lutar, mas não pelo nosso braço, mas pelo braço de Deus.

Seja dependente de Deus, como um filho é dependente de um pai.
Porque quando estou fraco é que estou forte.

AmémSeGraçaePaz