Ao olhar o comportamento da maior parte das pessoas que se consideram seguidoras de Deus, vejo que um sentimento e um estado de espírito toma a vida de cada uma delas. O interessante é que as mesmas utilizam Deus para justificar sua tristeza.

De fato seria pretensão dizer que conheçemos perfeitamente Deus. Mas conhecemos Jesus, que sendo Deus mostrou que era o amor em meio ao ódio e a alegria em meio a tristeza. Jesus sabia de tudo o que passaria, mas mesmo assim mantinha-se perto dos seus díscipulos, com palavras edificantes de bom ânimo.

O Deus que morreu em uma cruz e se levanta dos mortos ao terceiro dia, não se levantou chorando. Chorou quando era preciso chorar, riu sempre que não havia necessidade do choro. Ele apresentou para nós como devemos passar os nossos dias. Quando alguém que o seguia tinha uma atitude de ódio e tristeza, o mestre logo o repreendia.

O evangelho não nos mostra o Deus que queremos, mas o Deus que precisamos. E em meio a um povo chato, triste e demotivado que eram os judeus, Jesus se apresentou como um mestre, que bebia vinho para festejar, e que com suas palavras, com suas atitudes e com sua vida dava uma nova vontade na vida das pessoas.

Eu não aceito esse Deus triste e chato pregado e vivido em várias igrejas. Pessoas já não sentem mais vontade de viver, porque uma série de dogmas e paradigmas estão ao redor delas diáriamente. O que o líder as ensinou, sobre se excluir da sociedade, sobre não estar com os "ímpios", sobre apenas ouvir músicas com selos divinos.


Talvez de fato, as pessoas gostem desse Deus que é contra a vida. Jesus é a nossa vida, e ao mesmo tempo que é motivo de choro cristo ter morrido em uma cruz, é um motivo de alegria saber que Deus não se satisfaz com meras palavras tolas sobre uma falsa alegria, e a morte dele foi o preço pra nossa vida, ele pagou algo por nós. Seria possível que ele tenha se arrependido do que fez, e esteja triste no céu? Deus mostra seus sentimentos para nós, ele mostra que seu amor faz parte dele, e mostra que se alegra sempre que não tem o porque chorar.

Eu posso imaginar que no rosto de Deus esteja sempre um sorriso radiante e contagiante. Foi esse sorriso que conquistou seus anjos, mas que irritou alguns outros. Foi esse sorriso que conquistou Adão e Eva, porém eles achavam triste demais não poder comer de uma árvore. É esse sorriso que deveria estar presenta na mente de cada homem que se prostra a Deus. Porém não é isso que vemos ser ensinado. Estão criando uma geração de cristãos tristes e chatos, passando a imagem de um triste Deus triste para todo o mundo.


O meu Deus é amor e alegria, é a força que eu tenho pra lutar, é o sorriso que me faz sorrir, é o amor que me faz amar, é a vida que me faz viver. Há muita coerência ver esse Deus chorar em uma cruz para que agente possa sorrir. Pois o Deus que eu conheço e que eu tento servir não me manipula, e não sorri pelo meu choro, mas derrama lágrimas pela minha alegria.

AmémSeGraçaePaz