Lembro dos tempos que viajava pra cidade de São Bento do Sul no interior de Santa Catarina e observava algumas ovelhas em alguns campos por lá. Cheguei a observar uma por uns 15 minutos, a uma distância de 15 metros. Foi o máximo que consegui me aproximar. Agachado, fiquei observando a criatura. E devo dizer que é um bicho que tem um comportamento muito incomum de todos os quadrúpedes que comem capim e vivem em campos. O olhar e a postura daquela ovelha parecia se expressar em balõezinhos no ar, com falas espontâneas, num claro e bom português. "O que é que você está olhando?" , "Ok, caia fora", "Bobão, nunca viu uma ovelha", foram algumas das falas que o animal despertou na minha imaginação.

Depois de ter observado curiosamente o bichano, encontrei o caseiro no meio do caminho. E ali tive a oportunidade de ouvir um pouco mais sobre como a ovelha é tratada, quais os cuidados, quais são suas caracteristicas. Enquanto ouvia aquele senhor contar tudo o que sabe sobre ovelhas, ia entendendo ao mesmo tempo, o quão acertiva é a comparação que a bíblia faz do ser humano que segue a Cristo, com a ovelha que segue seu pastor.

Segundo o caseiro, ovelhas não comem qualquer coisa. Só se alimentam de comida de qualidade. Segundo ele, comer de tudo é uma caracteristica dos bodes.
Ovelhas produzem lã o tempo inteiro. E quanto mais tosqueadas são, mais elas produzem. Não dependem de nada para continuar produzindo lã. Não dependem de ordens para produzir lã, nem tampouco reclamam ou sentem algum desconforto em produzi-la.

Outra coisa curiosa que o caseiro me contou é que elas REALMENTE ouvem a voz do cara que as pastoreia. Se voce reunir três pastores com seus respectivos rebanhos num mesmo local
e cada um dos caras começar a chamar seu rebanho, elas vão se reunir, se separar do restante e seguir o seu pastor. Elas reconhecem a voz do pastor que cuida delas.

A ovelha, também é o único animal que não faz nenhum barulho antes de morrer. Quando ele me falou isso, meus olhos se empoçaram. Me despedindo do caseiro, agradeci pelo seu tempo gasto me explicando todas essas coisas, e nesse meio tempo de volta pra casa, algumas perguntas voaram como projeteis violentos contra o meu peito:

O quanto falta para que eu aprenda a selecionar mais o que me alimenta todos os dias? Sim, devo dizer que às vezes me sinto como um bode!
E porque que muitas vezes como cristão eu não "produzo" tudo aquilo que eu afirmo que Cristo é pra mim? Porque não produzo com mais frequencia uma esbelta e abundante lã, aquela que acerta a cara de todos ao meu redor, sem eu nem mesmo saber quem foi atingido? E quando isso acontece, porque muitas vezes espero algo em troca de algum "funcionário" do estábulo?
Diversas vezes me pego distraído com todo o tipo de barulho, menos com a voz do meu pastor, Jesus Cristo. Diversas vezes estou lendo de tudo que vejo pela frente , menos a Bíblia. Diversas vezes estou me envolvendo com qualquer coisa, menos com aquilo que realmente significa o viver cristão.

Diante de tudo isso que aprendi a respeito de ovelhas, cheguei a conclusão de que muitas vezes estou perto de ser qualquer animal, menos uma ovelha. Verdadeiras ovelhas só se alimentam daquilo que seu pastor lhes dá. A verdadeira ovelha produz lã em abundancia, ouve a voz do seu pastor, o segue sempre, e não reclama na hora do abate.

Fica claro que a Bíblia não compara ovelhas simplesmente com seres humanos. Compara ovelhas com aqueles que seguem a Cristo verdadeiramente. Sinceramente? Ando pensando em pendurar uma foto de uma ovelha na minha geladeira. Na verdade, ter uma de estimação, não seria nada mau. De qualquer forma, quero lembrar sempre desse bicho.
Rabiscou o Caio Stolf no Crentassos