Quando olhamos para dentro das igrejas podemos facilmente reconhecer três caracteristicas no povo de Deus. Vemos o povo batendo cabeça, dando o melhor de si, mas em uma só área por acreditarem não ter o dom para ser "completo" ou por simplesmente entenderem que já fazem o suficiente, que já fazem a sua parte. Quem foi que inventou que é necessário dom para ser completo eu não sei, mas o número de pessoas não se consideram capazes de: orar + meditar na palavra + anunciar o evangelho + fazer a obra social da igreja, não está no gibi com certeza. Percebemos então três tipos de pessoas nas igrejas:

O Cristão Salvo: Esse medita dia e noite na Palavra, mas acredita não ter desenvoltura no falar suficiente para anunciar o evangelho, ele é tímido, portanto prefere deixar pra quem Deus chamou para ser pastor. Afinal ele já está salvo, e pra ele já está ótimo.
A questão é que não adianta estar em comunhão com Deus mas se envergonhar na hora de falar Dele para as pessoas porque: "Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus." Mt 10:33


O Cristão Sentado: Esse é o primeiro a chegar na igreja no domingo, ele fica mega feliz por poder estar na casa do Senhor e adora-lo ali, por poder viver esse momento tão maravilhoso, porém, compromisso com a obra durante a semana ele não pode ter, afinal é muito ocupado, não tem tempo, trabalha demais, daí orar, meditar e participar da obra social da igreja fica muito difícil.
Na boa, por que perder tempo se matando de trabalhar, colocando Deus em segundo plano se é Ele quem supre as nossas necessidades? "Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?; (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. " Mt 6:31-33



O Cristão Satisfeito: Esse aí? Está por trás de todas as atividades da igreja, se dedica ao máximo a obra, é ele quem organiza as vigílias, os congressos, as saídas para evangelizar, nas campanhas (de agasalho, comida e etc)... está em todas mesmo, agora tempo para meditar na palavra e orar? Só quando o sono deixa, e além do mais ele já fez a parte dele, passou o dia inteiro cuidando das coisas da casa do Senhor.
Mas será que tudo o que essa pessoa quer, não é status dentro da igreja? Por que de que adianta trabalhar para Deus e não ter comunhão com ele? Isso é de fato amar ao Senhor? Sendo ainda a bíblia o manual de conduta do Cristão, como me manter em bons caminhos, como fazer a vontade de Deus para a minha igreja se não estou estruturado na palavra de Dele? "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." Sl 119:11 

Qual é pessoal, não vamos nos acomodar aos bancos das igrejas, chegar, sentar, cantar, ler uns trechos da bíblia e achar que já está bom demais. Nós fomos criados para a honra e glória do Senhor, tudo o que fizermos para Ele tem que sair do melhor de nós. Não é porque o Senhor nos aceita como somos que devemos continuar a ser os mesmos calhordas de sempre, devemos buscar assemelhar os nossos passos aos de Cristo Jesus, devemos buscar agradar a Deus com todo o nosso ser, nos entregar em espírito e em verdade, prestar culto racional ao Senhor. Não adianta fazer por fazer e achar que Deus nem vai notar sua falta de vontade, afinal Ele é o único que verdadeiramente conhece e esquadrinha o coração do homem. Não tente acreditar que Deus tem que se adaptar a você e ao seu culto morninho, ao seu mundo mais ou menos, afinal Deus sem você continua sendo Deus, mas você sem Deus é nada. Faça sempre o seu melhor, principalmente quando for para Deus, e faça porque quer, porque o ama. Por amor a Ele seja o Cristão Completo certamente não é nenhum bicho de sete cabeças. Não digo que você tem que estar sete dias por semana dentro da igreja, porque isso também não adianta, como vimos ali em cima. Mas sim buscar ter comunhão com Deus e participar da obra social, amar ao próximo é ajuda-lo, é estender aos mãos, e não se omitir por estar ocupado demais cuidando das suas coisas. Jesus cuidava das viúvas, órfãos, pobres, doentes, pregava aos ímpios.. enfim, das pessoas que precisavam de ajuda, precisavam Dele, e também não digo que deve-se descuidar dos que já estão no caminho de Cristo, esse tem sido um dos erros gravíssimos dos líderes dessa geração. Se sua igreja não tem um departamento, ministério.. (sei lá que nome vocês utilizam) converse com o seu Pastor e tente criar um, e se já existe é só chegar e arregaçar as mangas (;

Paz em Cristo galera!