A primeira coisa que temos que entender é que... Jesus não veio fundar a igreja, mas veio trazer vida em abundancia, salvação, liberdade, e nos ensinou a chegar a Deus da forma correta. O objetivo de Deus não era criar a igreja e mais uma religião, muito pelo contrário, o judaísmo não estava entendendo os propósitos de Deus, e Jesus tentou (e teve um certo êxito) ensina-los essas coisas.


A Igreja que Deus planejava, somos nós! Cada um de nós servos de Jesus, somos templos do espírito santo e com isso a Casa de Deus. Mas a igreja como instituiçao física onde reune pessoas com a mesma fé e os mesmos propósitos (ou não), é algo humano! Mas podemos ver claramente que Paulo ao escrever suas cartas as igrejas não escreveu em momento nenhum, nada que se relacionasse a uma "queda da igreja". Paulo sabia da importância da igreja, e mandava as cartas com a intenção de mostrar o que tava certo e o que estava errado, e sempre escrevia por inspiração divina, e se Deus não o levava a escrever para fechar as igrejas, talvez seja porque Deus não queira isso. Mas precisamos aprender uma pequena coisa sobre a igreja:

A solução da nossa vida não é estar dentro da igreja, mas também não é estar fora!


Assim como existem pessoas dentro da igreja que não vão ser salvos, existem pessoas fora que serão! Porém não podemos estar conformados em estar sem igreja, somos corpo de cristo, estando ou não entre as quatro paredes "ungidas" da Igreja, mas estar sem igreja porque acha bom e certo isso é outra história.

Li uma matéria que não me agradou muito onde o autor afirmava que Cristão sem Igreja é o certo. Mas não é! Não existe um certo e errado em relação a estar ou não na igreja, estar com nossos irmãos, fazer parte de projetos, vestir a camisa de um ministério, se sujeitar a um pastor (pastor de verdade, não lobos) é algo bom, por mais que existam erros na igreja, não podemos permitir que os erros de uma institução arranque a nossa fé e a nossa força de vontade de continuar lutando pela igreja.

Não sei se estou sendo claro, mas estou tentando. Não podemos viver nos dois extremos dessa história, onde só é cristão quem estar na igreja, ou só é cristão quem não está na igreja. Vamos deixar algumas coisas claras sobre a igreja como instituição

- A igreja não salva ninguém.
- A igreja não é a extrema vontade de Deus.
- A igreja não é perfeita.
- A igreja não é um comércio.
- A igreja não é o único lugar onde Deus fala.
- A igreja não é o "Pedágio" entre os céus e a terra.
- A igreja não morreu em uma cruz por você.

Se você sabe dessas coisas você nunca vai se tornar um crente da igreja, mas será um crente em Deus. Não deixe de acreditar na igreja, talvez ela não mude, talvez ela não melhore, mas querendo ou não, ainda é a casa de Deus, e se entram pessoas e destroem a casa do nosso pai, não devemos nos afastar dela, nem devemos lutar para afastar essas pessoas da casa do nosso pai (o que é impossível para os homens), mas devemos estar dispostos a lutar pela casa do nosso pai, a manter de pé o que pertence a Deus, mesmo que não dê para arrancar da casa de Deus as coisas que abominam a imagem de Deus, vamos lutar pra que a imagem dele seja manifestada através das nossas vidas, porque para as outras coisas temos o apocalipse, que não é um julgamento para quem não está na igreja somente, mas é um julgamento para a igreja também, você fazendo parte de uma instituição ou não.

Temos que estar ligados com a Igreja de cristo, e não com a igreja dos homens, mas não podemos nos desprender de instituições físicas porque ela não é perfeita, particularmente somos a igreja de Deus e não somos perfeitos, tudo que está sobre admnistração dos homens está sujeito a imperfeição, mas o governador de tudo é Jesus Cristo. E ele quem vai decidir no fim das contas, quem ele vai cortar com sua espada. No mais, a igreja é uma benção, os homens que amaldiçoam.

Bom, tentei... críticas são sempre aceitas e o texto está sujeito a mudanças.

AmémSeGraçaePaz