Uma pequena introdução, antes de falar sobre amor ao próximo!
Eu odeio religião.
Me irrita, me dá nervoso e até coceira.
Diferente da fé, a religião é algo humano, algo carnal, que cria políticas e doutrinas idiotas sendo justificadas pelo nome de Deus.
Pessoas se matam, criam acidentes, entre outras coisas, as justificando pelo seu Deus.
Ai vem os filósofos se exaltando com atitudes ridiculas como essas, e falando que a religião é um conhecimento mítico, algo criado pela mente humana! E é verdade! Tenho que concordar que a religião não tem nada haver com Deus. Pois a religião cria diferentes Deuses. A religião leva a morte não justificada, leva a injustiça e leva ao ódio.

 A bíblia não é uma religião, Jesus não foi religioso. Muito pelo contrário foi completamente anti-religião. A não ser que você leve a comunhão e o amor ao próximo como religião. Mas esse tipo de coisa tão linda não deve ser banalizado sendo chamado de religião.
Jesus veio ensinar que não precisamos de dinheiro, mas precisamos dos nossos irmãos. Somos dependentes de Deus, mas precisamos dos nossos irmãos. Um lutando pela causa do outro, um lutando pelo sonho do outro. Assim que aquilo que Jesus nos ensinou é concretizado. COM O AMOR!

Jesus era um cara irado, pois tudo estava exatamente ao contrário do plano de Deus. Mas ao mesmo tempo ele era tranquilo. Podemos ver em alguns versículos, a confiança que Jesus tinha na comunhão. Ele ainda acreditava que o povo podia ser salvo, podia viver do amor ao próximo. Ele falava para os discipulos que iam pregar pelas cidades "Tu vai na casa dos caras lá, se eles te receberem, vocês dizem que a paz esteja naquela casa, prega pra eles, eles vão te oferecer comida e a cama pra dormir, tá tudo certo!". Mesmo sendo muito positivo, Jesus era realista e passava a verdade pra eles "mas se os caras da cidade não te atenderem, sacode a poeira do pé de vocês, que bicho vai pegar lá, eles vão ver o que nem Sodoma e Gomorra viram."

Reflexão - Lót e a comunhão

Uma coisa muito interessante também, foi o método que foi usado pra saber se a pessoa era justa ou não, no caso de Lot. Dois anjos passaram pelas cidades de Sodoma e Gomorra, a procura de um justo sequer. E Lot, viu os dois homens lá fora, e ofereceu estadia para eles. Lót amou o próximo, sem querer saber quem ele era, de onde veio e o que queria. Quando o povo da cidade foram na casa dele para tomar os dois anjos, mas que para todos eram homens, Lót ofereceu a própria filha, pela segurança dos homens. Você deve estar pensando que Lót estava maluco, e provavelmente estava. Ele amava a sua filha, mas também amava aqueles homens, provavelmente em uma atitude de desespero, ele não sabia como reagir, ele queria o bem dos homens e da sua família, mas por amor ao próximo ele ofereceu a própria filha. Eu vejo isso como uma atitude de coragem. Ele não sabia que o anjo ia se manifestar impedindo que algo acontecesse a filha dele ou que o povo ia negar. Talvez aqueles homens estavam com vontade de satisfazer suas vontades, de fazer um pouqinho de mal. Mas uma coisa que Lót mostrou também, foi que o amor ao próximo não pode parar nas quatro paredes da nossa casa, temos que amar nossa família, e o próximo incondicionalmente, não importando o preço que temos que pagar.

O povo de Sodoma e Gomorra correndo atrás de Lót.


Quando Jesus veio a terra, confirmando a lei. ele estava confirmando as leis que todos tinham esquecido, ou pelo menos a maioria. Alguns justos, e alguns quase justos ainda mantinham o pensamento de amor, mas a grande maioria ignorava isso, preferia viver sozinho, lutando pelos próprios interesses e ignorando a vida do irmão.
E o que me deixa mais chateado com isso tudo, é que depois de milhares de anos, o povo continua da mesma forma. E o que me deixa mais chateado com isso tudo² é que a maior parte do povo que vive o amor ao próximo não é cristão. Porque enquanto um pobre corre atrás do que comer, um crente está depositando dinheiro na sua conta.

Sinceramente, sou totalmente a favor de você semear na obra de Deus, investir em um templo que tenha um projeto social, um centro social. Mas a melhor obra de Deus que podemos investir é o homem. A maior criação de Deus, que ele criou pra trilhar os passos dele, mas por infeliz fome e ignorancia de Eva, ela comeu e incentivou a Adão a provar do tal fruto. Então quando você investe em um morador de rua, em um projeto social, em um abrigo, você está investindo na obra de Deus. Você está fazendo por Jesus! E ele vai olhar pra você e vai dizer "Quando tive fome, vocês me deram o que comer, tive sede e vocês me deram o que beber".
Porque quando alguém a sua volta estava passando por isso, você levantou a sua voz, e declarou que ia servir a Jesus, da melhor forma que ele ensinou: SERVINDO AO PRÓXIMO.
Viva de amizades, e não de dinheiro.

AmémSeGraçaePaz