O que levaria, um homem que se encontrou com Jesus, que vive pra ele, que prega por ele, que espalha o evangelho dele pelo mundo, a pecar ?
Por que o pecado é tão intenso e tão constante, mesmo sendo doloroso para o nosso espirito, e nos dá aquela sensação de que, hoje não vai dar, hoje eu pequei.
Onde abundou o Pecado, superabundou a graça, Jesus Cristo fez tudo novo, então por que o pecado ainda é uma luta constante?

O velho homem bate na porta e não devemos abrir, porém não é facil. O velho homem nos mostra o que um dia foi bom e o que um dia foi ruim, pra tentar nos fazer voltar a andar como criatura. Pratos Pequenos, Pratos Grandes, Bandejas, píres, não depende do tamanho do que irá nos trazer o mal que tanto negamos, o mal que tanto excluímos, que tanto contrariamos.

"Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço." (Romanos 7:19)

Indepedente de quanto eu queira ser do bem, a realidade é que não haverá facilidade. A nossa luta diára contra nós mesmos é o grande mistério do evangelho. Acompanhe o Racíocionio.
Somos salvos pela graça, daí o termo Sola Gratia mediante a fé, que não vem de nós, mas é Dom de Deus (Efésios 2). Se a graça é a chave para a salvação, por que a luta contra o pecado é o mistério do evangelho? Por que, o pecados, nos afasta de Deus, não tem como eu viver na iniquidade e ser salvo, pois se eu me afasto de Deus, eu me afasto da fé que Deus me concede. Por isso quando pecamos ficamos muita das vezes deprimidos, chateados, literalmente sem forças, é uma pequena brecha que vai nos deixando fraco, nos afastando de Deus, nos afastando da fé. E quando mais longe dele, mais brechas se abrem, por isso que a luta contra o pecado é necessária.
Não dá pra sobreviver com "O Senhor é bom e sua misericórdia dura para sempre", não é esse o propósito para a misericórdia de Deus.
Se fosse assim, todo seriam salvos. Porém a misericórdia é uma chance ifinita que Deus nos dá, porém não devemos viver disso, devemos viver da santidade, devemos viver do novo de Jesus, e não de misericórdia, misericórdia! Deus Perdoa? SIM ! Mas isso não pode se tornar uma justificativa para o nosso pecado.





-Aaah, eu vou pecar, já resisti o bastante, vou satisfazer a vontade da carne, Deus vai me perdoar mesmo.



Quando ganhamos um ponto de Vista semelhante a este, nos tornamos praticantes da iniquidade que pedem perdão quando o fardo pesa, ao invés de sermos santos lutando contra o pecado. E perdemos o foco principal, e já não alcançamos mais a face do Senhor. A realidade é que constantemente Deus e o Diabo se enfrentam por nossas vidas. Deus utiliza das coisas divinas, e o Inimigo utiliza da nossa carne. Deus pode vencer por nós até um certo ponto. Até o ponto em que nós negamos as coisas de Deus, e prefirimos a nossa carne.

Quem está vencendo essa batalha em sua vida, o Bem ou o Mal ?