No passado temos uma coletânea de revoltas que recheiam os livros de história, o povo queria mudança, iam pras ruas, lutavam e enfrentavam, não, meu texto não é saudosista pelo contrario tenho certa vertigem pelos “hipisters” do meu tempo que alimentam uma moda retrô, mas não abrem mão de sua vida confortável do século XXI.

Vanguarda na minha geração? Apenas nas roupas, para saírem bem nas fotos do Iphone que vão para as redes sociais através do instagram; Por falar em redes sociais, é pra falar delas que estou aqui, temos duas principais forças hoje, chamam-se twitter, e facebook, e alguns blogs, e a divindade maior, a toda poderosa GOOGLE, (velai por nós)  que sobrevivem ainda por causa dos dois primeiros, eles são responsáveis diretos pela mídia, que é consumida no mundo, digamos que hoje o radio, as revistas, e até mesmo a TV se tornaram reféns dessas mídias, tivemos algumas revoltas memoráveis no mundo Arabe que salvo  os donos do petrodólares, vivem em um mundo que ainda está preso ao século XX, através das redes sociais ano passado, os egípcios, líbios, tiveram poder de voz para o mundo, e transformações sociais para seus respectivos países e povos.

Mas isso não é o que acontece no universo ocidental, aqui, o que reina são as revoltas do mouse, grandes lideres revolucionários, que tem como armas, a internet, um computador, e uma coca-cola e salgadinhos na sua trincheira, vulgarmente chamada de mesa, eles tem uma coragem infinita aliada ao discurso inflamado de pseudo intelectualismo, as vezes de direita e as vezes de esquerda, na verdade tem para todos os gostos políticos.

Esses revolucionários hoje se vêem ameaçados, está prestes a entrar em vigor uma lei nos Estados Unidos, que protegem os direitos autorais, elas foram nomeadas de SOPA e PIPA, o resumo da opera é que ela ameaça a “liberdade de expressão” dos downloads e compartilhamento de produtos como música, livros, e filmes, e de propriedades intelectuais, como  teses cientificas livremente divulgadas pela nossa barsa*, a Wikipédia*.

Os impactos sobre essa lei são de tamanhos imensuráveis, afinal toda renda na internet gira em torno dos sites principais, como Facebook e Google, através de inserções midiáticas, adsense, entre outros, o fato é, o EUA vive uma crise, nada melhor que gerar impostos sobre o que está na internet, o governo americano, não está querendo tirar o direito de nenhum jovem mancebo de acessar vídeos inapropriados para sua idade, não, o desejo é apenas lucrar em uma terra, praticamente inabitada de encargos, e quem apóia essa idéia? Os grandes senhores feudais detentores e ditadores dos consumos intelectuais, as gravadoras, e editoras pelo mundo afora, que estão cada vez mais obsoletas, afinal podem assim voltar a colocar seus artistas no tronco a hora que quiserem.

- Mas então você jovem revolucionário, revoltado com os revoltados é a favor da lei?
Não claro que não, sou um dos que mais apóia o livre compartilhamento, de todo o conteúdo como forma de cultura livre, creio que querer a censura da cultura é o mesmo que negar água, ou ar a alguém.

O Problema é que existem mais prioridades no momento que parece que minha geração se esqueceu, por exemplo: na minha cidade, a saber, Cuiabá, a tarifa do transporte publico, está a 2,70, para uma cidade com menos de um milhão de habitantes isso é relativamente alto, assim em minha opinião sabe, o IPTU subiu mais de 70% e os encargos do DETRAN mais de 100%, sim temos uma boa desculpa pra isso, a copa do mundo vem ai, e tudo tem que sair das costas de alguém... Mas diz ai, o que você meu caro leitor acha que os revoltados do mundo do Mickey fizeram? Colocaram um assunto nos TT’s mundiais? – não! Hum, quebraram os ônibus jogando angry birds?  – não! Montagem no Paint para compartilhar no facebook? – um pouco. Rasgaram a constituição para fumar um baseado? – É provável que sim!

Nada, não fizeram absolutamente nada, a passagem continua a mesma, sem pelo uma explicação plausível pra ela, o IPTU, IPVA, cada vez maior, mas reclamar nada, reclamam mesmo é do preço do IPhone 4S, esse sim é importante, a gasolina está a uns 6 meses a quase 3 reais, mas isso não importa, o que eles não querem é pagar 17 reais em um CD Original, nem alugar um filme por 2,50 em uma locadora, DVD só se for 4 por 10, e ainda um sorriso banguela com a boca queimada de craque do vendedor.

Existem várias coisas realmente importantes e emergenciais, sendo negligenciadas, um mundo,  precisando de ações diretas, e jovens destemidos, que coloquem sua vida em risco por uma mudança, uma causa, um ideal, mas acho que ninguém está muito preocupado com isso, nem mesmo a Luiza que voltou do Canadá.


*Digitei o texto no World 2010, ele não reconheceu a palavra “BARSA” mas reconheceu a palavra, Wikipédia. Só pra constar.

George  Huxcley, é um pseudo-intelectual de 22 anos, que no horário de trabalho faz um free-lance de revolucionário do mouse.