Certo dia, estavam em um ponto de ônibus, uma jovem linda, de cabelos dourados, corpo escultural, e um rosto irrestível de olhar, sua pele era suave e macia, e ao olha-la você podia imaginar uma série de coisas boas vindo de sua boca pequena e encantadora. Ao lado dela havia um homem alto, cabelo grande e enrolado, ele usava uma jaqueta meio esverdeada, que o fazia parecer ainda mais com um mendigo, suacalça estava rasgada na altura do joelho, e a sua bota, provavelmente era resistente, já que parecia estar a pelo menos 3 anos no pé dele, os dois estavam esperando o mesmo ônibus mas não sabiam, e também não tinham conhecimento de que o mesmo iria demorar 3 horas pra chegar. O rapaz que havia chegado no ponto antes da moça, já esperava a 30 minutos, e para se distrair, jogou conversa com a jovem:


-Nossa, o ônibus está demorando não é?


-Demais! estou aqui a 5 minutos, mas não quero ficar nem mais um minuto.


-Geralmente ele demora, mas hoje está passando dos limites, e quando vier, vai estar cheio, e quando agente entrar, vai passar outro vazio atrás.


A jovem riu e concordou com a cabeça, todos sabem que bom humor é bom para resolver tudo, de uma longa espera em um ponto de ônibus, a uma doença grave. E por acaso, a jovem sofria com os dois casos. Os dois conversaram e conversaram, 1 hora se passou e eles nem perceberam. Os dois estavam satisfeitos em estar juntos, talvez nunca mais se vissem, mas sempre lembrariam do sujeito que encontraram no ponto de ônibus.


-Estamos aqui conversando, e eu nem mesmo sei o seu nome...


-Meu nome é Ana, e o seu?


-Meu nome é Jesus.


-Ah claro! Vai me dizer que você transforma água em vinho, e cura doentes?- Jesus pareceu ofendido com a ironia de Ana, mas nem imaginava, o quanto Ana havia ouvido falar de Jesus, que ele podia cura-la, que ele era a única solução, aliás, Jesus nem sabia pelo que Ana passava.


-Só se for aos sábados, gosto de provocar os Judeus.


Ana caiu na gargalhada, e pôs a mão na boca tentando conter o riso, não é todo dia que ela encontra um Jesus, que não se sente estranho com uma piada sobre o primeiro Jesus:


-Mas eu posso fazer alguma coisa pra você hoje Ana, se você estiver precisando.


-É...é... eu... - Ana não conseguiu completar a frase, e na sua cabeça vinha a memória de que ela estava doente, e uma vontade estranha de contar para Jesus, que ela acabara de conhecer.- Na verdade, eu realmente preciso.-Ana tentou levar na brincadeira a sua doença, e o fato de estar na frente de alguém com o mesmo nome do nazareno.


-O que uma jovem como você precisa?


-Na verdade, muito dos meus amigos não sabem disso, e eu não faço idéia do porque eu vou contar isso a você, mas sinto essa necessidade. Eu tenho um cancêr em desenvolvimento acelerado. O médico disse que eu não posso operar, me passou alguns remédios para tentar parar a evolução do cancêr, e então fazer a operação.


-E você acha que eu posso te curar?-Jesus sentiu que ela estava brincando com algo sério da vida dela.


-E por que não? Vamos lá Jesus, faça sua mágica.- Os dois riram, e Jesus levantou a mão, o que assustou Ana, que começou a imaginar ele tocando nela e retirando o cancêr da vida dela. Ele colocou a mão sobre o ombro dela e disse:


-Ana, se eu tivesse todo o poder do mundo, eu não simplismente te curaria, mas eu te ensinaria a viver melhor. Eu te ensinaria a querer viver com intensidade, eu te falaria de amor, eu te falaria da vida, eu te ensinaria a lutar contra o pecado, eu te apresentaria a liberdade, eu te mostraria o caminho pra salvação, e te deixaria em frente a porta, e permitiria que você escolhesse o que fazer da vida.


Ana fechou os olhos, e curvou a cabeça para baixo, enquanto Jesus, ainda com a mão no ombro dela, olhava pro céu, tentando ver alguma manifestação divina nas nuvens ou algo do tipo, e pensou sobre aquilo que ele mesmo havia falado, e viu que não havia uma falha na lógica dele, e nem falha na lógica do evangelho, que mesmo sendo baseado em fé, nunca negava espaço pra razão.


-Ana, eu não sou o Jesus que fez uma série de milagres, mas sou um cristão que admite o maior milagre de Jesus, que não foi mudar a vida de doentes, de pobres e de prostitutas, nem sequer permitir nossa entrada em um mundo melhor, mas foi ensinar o caminho para a paz na terra, e para o amor entre os homens. E é verdade, que Jesus pode simplismente mudar a sua vida, e amanhã você receber um exame dizendo que estava curada. Mas Jesus é um professor, e viver é o melhor plano de saúde do mundo. Viva, ria, chore, ame, e a sua cura virá. A cura nem sempre é continuar caminhando entre os vivos, nós é que apenas nos satisfazemos com isso...


Ana começou a chorar, depois que pegou o resultado de que tinha um cancêr, ela tinha desistido de viver, continuava radiante apenas pelo acaso, mas o que ela queria de verdade, era tratar as pessoas mal, sufocar seus pais, e desprezar seus amigos. Jesus mostrou para ela que a vida não precisa terminar aos 100 anos para ser bem vivida, e ensinou a ela uma nova visão sobre as coisas e sobre as pessoas. Após 5 minutos de silêncio, o ônibus chegou, Ana subiu, pagou sua passagem e girou a roleta, e quando olhou pra trás, não viu Jesus, olhou para fora do ônibus e lá estava ele, dando tchau a ela. Ela rapidamente abriu a Janela e perguntou:


-Você não vem?


E Jesus respondeu:


-Não, eu moro logo ali na frente, mas eu sou terminal, e como sou um professor, o que sei fazer de melhor na vida é ensinar. Pra mim, viver intensamente, é ensinar as pessoas a aproveitarem cada momento, a aprenderem com cada circustância. E eu ajudo as pessoas, tanto quanto elas me ajudam.


Os dois se olharam, e ficaram com os olhos cheios de agua. O Onibus de Ana deu a partida, e Jesus atravessava a rua. Eles nunca mais se viriam. Mas os dois mudaram um pouco da vida do outro.


(Lucas Dantas)


AmémSeGraçaePaz