O que falar do jovem sonhador de 17 anos que foi mal-tratado até o encontro com Faraó?

Bom, José é um dos personagens bíblicos que mais admiro, por ser jovem como eu, ter sonhos completamente loucos e revolucionários, e ter as pessoas ao seu redor incrédulas nos seus sonhos. José é o exemplo de cristão que temos que ser. Talvez tenha passado pela cabeça de José, que o que ele passou na cova, o que ele passou como escravo, depois como um prisioneiro, foi consequencia de um sonho bobo. Mas no fim da história Deus revela que tudo de errado que aconteceu, na verdade era  necessário ter acontecido. Pois José tinha sonhos revolucionários, e pra que esses sonhos se realizassem, ele tinha que estar no lugar certo, na hora certa, do jeito certo, com a maturidade certa!

Sonhos revolucionários pedem medidas revolucionárias. Talvez José tenha imaginado que o sonho dele iria se realizar na terrinha do pai dele, onde José não tinha a voz necessária pra conseguir algo. Não era ali que Deus iria trabalhar na vida dele, os irmãos de José não estavam endemoniados a fazer tudo que fizeram com José, mas é que Deus precisava criar uma outra realidade pra José, precisava faze-lo crescer, precisava faze-lo conhecer as próprias habilidades. Mas ao encontrar a casa de Potifar, José viu que era bom, tranquilo e poderia fazer aquilo por muito tempo. Mas Deus tinha dado um sonho a ele, e queria que esse sonho se cumprisse, e permitiu que a mulher de Potifar arrastasse saia para José, que em respeito a Deus não cedeu aos desejos de anita (ne me quitte pas). José estava em uma cilada.

Ele poderia ter dormido com a mulher de Potifar, e ignorar seu respeito, seu Deus, seu sonho e seu caráter. ninguem saberia da situação, mas José sabia que se negasse o desejo da mulher de Potifar, estaria cavando uma outra cova. José via diante dele uma vida tranquila e na paz, e uma vida dos sonhos. José sabia que tinha um pote de ouro no fim do arco íris, e manteve seu caráter, sua postura, e a fé em seu sonho. Nesse momento Deus provou se José estava acomodado ou se ainda estava disposto a realizar seu sonho.

José estava mais uma vez na cova, a ausência da luz do sol estava tão ausente quanto o sonho na mente de José. Mas seu caráter o estava ajudando a manter as coisas fluindo a seu favor. Por pequenos acontecimentos, José foi vendido como escravo, e depois preso, e por pequenos acontecimentos, José saia da prisão, de cara limpa, e roupa nova (Oh! Oh! Oh! Linda!). Agora estava em uma ambiente completamente diferente, estava de frente para Faraó, que acreditou no que José era capaz de fazer, como seu pai acreditou a 13 anos antes. Mas com Faraó José podia falar o que desejava. E Deus foi movendo no coração de Faraó, e José agora era um homem de confiança do rei, mas como a lei natural da vida, o rei morre, e José passa a governar sobre todo o Egito.



Agora sim! José pode finalmente criar o mundo ao seu redor, moldar conforme o que ele acredita. Ele tem autoridade pra confirmar e para negar. Ele tinha nas suas mãos o cumprimento de seu sonho. Longe da terra mais confortável pra ele, José estava na terra da aflição, e lá conseguiu fazer sua revolução.

De um menino do manto colorido, para o Governador de todo o egito... E agente achando nosso sonho impossível...

José é um herói! para jovens como eu e como tantos outros por ai, ele nos faz lembrar que Deus é a nossa esperança, e que ele não nos dá sonhos a toa ou por gozação. Obrigado José, Obrigado Senhor!

Depois desse texto... Sonhe, Sonhe, Sonhe!

AmémSeGraçaePaz